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Campo Grande, 21 de Novembro de 2024
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Piloto Privado - Avião - Teórico (PPAT 001) Presencial - Princípios do Voo - PP

1 - O cavalo de pau é uma característica de aviões de trem de pouso do tipo:

A - Triciclo
B - Ambos
C - Convencional
D - Independem do Trem


2 - Com o aumento da altitude, a velocidade máxima irá:

A - Aumentar
B - Diminuir
C - Permanecer constante
D - Dobrar


3 - O vento relativo, geralmente sopra sobre um corpo:

A - paralelo ao de movimento do corpo
B - perpendicular ao de movimento do corpo
C - contrário ao movimento do corpo
D - mesmo sentido e direção do movimento do corpo


4 - A força de sustentação deve-se à:

A - movimento do ar na asa, tornando o avião mais leve que o ar
B - diferença de pressão entre o intradorso e o extradorso da asa
C - diferença entre a pressão dinâmica e a estática em torno da asa
D - força de impacto do ar na asa


5 - Uma aeronave pousa e decola com vento de

A - proa
B - cauda
C - través
D - esquerda


6 - A velocidade com que se pode voar a maior distancia possível é a velocidade de:

A - máxima autonomia
B - regime de voo
C - cruzeiro
D - Máximo alcance


7 - O método usado para determinar o arrasto parasita do avião consiste em:

A - calcular a área frontal e o coeficiente de arrasto
B - comparar a sua resistência ao avanço com a de uma placa perpendicular à direção do escoamento.
C - comparar a sua resistência ao avanço com a de uma superfície aerodinâmica
D - nenhuma acima


8 - Para manter o voo em curva

A - quanto maior a altitude, menor o raio da curva
B - quanto maior a velocidade, menor a inclinação das asas
C - quanto menor o raio da curva, menor a potência
D - quanto maior a inclinação das asas, maior a sustentação


9 - Referindo-se a gases, se aumentarmos a temperatura de um gás:

A - a pressão diminui e a densidade diminuirá
B - a pressão aumenta e a densidade aumenta
C - a pressão aumenta e a densidade diminuirá
D - a pressão e a densidade permanecem constantes


10 - O choque de nariz da ACFT com o solo chama-se:

A - cavalo de pau
B - pilonagem
C - derrapagem
D - glissagem


11 - Enflexamento é o ângulo formado entre:

A - o eixo lateral e o plano das asas
B - o eixo lateral e o bordo de ataque
C - o eixo longitudinal e o plano das asas
D - o eixo longitudinal e o bordo de ataque


12 - A menor velocidade com a qual o avião consegue manter vôo horizontal é a velocidade:

A - mínima
B - de estol
C - critica
D - de descida


13 - Durante uma cabrada, o fator carga será:

A - negativo
B - menor que 1
C - maior que 1
D - igual a zero


14 - Para pousar com baixa velocidade, é preciso reduzir a velocidade de estol. Isso pode ser conseguido com o aumento de:

A - Diminuir Cl da asa.
B - Diminuir o Ângulo crítico.
C - Diminuir Área da asa.
D - Utilizar-se de dispositivos hipersustentadores


15 - O CL depende:

A - ângulo de ataque
B - tipo de material
C - tipo do perfil
D - todas corretas


16 - O CL torna-se zero quando a asa atinge:

A - o ângul ode estol
B - o ângulo crítico
C - o ângulo de sustentação nula
D - o ângulo de ataque nulo


17 - Um avião que sobe em ângulo 30º, o vento relativo:

A - é horizontal
B - desce em ângulo de 60º
C - sobe em ângulo de 30º
D - desce em ângulo de 30º


18 - Numa curva de inclinação de 60 graus qual será o fator carga:

A - 1G;
B - 1,06G
C - 1,3G
D - 2G


19 - A resistência parasita (ou arrasto parasita) é causado por:

A - perfil da asa
B - turbilhonamento na ponta da asa
C - todas as partes que não produzem sustentação
D - fuselagem


20 - O vento de cauda, durante um vôo planado:

A - aumenta a distância de planeio
B - aumenta o ângulo de planeio
C - diminui a razão de descida
D - diminui a distância de planeio


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