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Campo Grande, 19 de Abril de 2025
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Piloto Privado - Avião - Teórico (PPAT 001) Presencial - Princípios do Voo - PP

1 - A lei dos gases afirma que a temperatura é constante, é descrita por:

A - Gay-Lussac
B - Charles
C - Boyle-Mariotte
D - Pascal


2 - O ângulo formado entre a corda do perfil e o eixo longitudinal da aeronave:

A - ângulo de ataque
B - ângulo nulo
C - ângulo de incidência
D - ângulo máximo


3 - Para controlar avião, o piloto se baseia principalmente em:

A - ângulo de ataque
B - velocidade
C - temperatura do óleo
D - posição ou atitude do avião no ar


4 - O ângulo de diedro é formado pelo eixo:

A - lateral e o plano das asas
B - lateral e o bordo de ataque
C - longitudinal e o plano das asas
D - longitudinal e o bordo de ataque


5 - São superfícies de comando primárias:

A - aileron/compensadores/leme
B - aileron/profundor/leme
C - asa/compensador
D - manche/painel de controle


6 - Um avião deve decolar com velocidade:

A - igual a de estol
B - de 120% a 130% da velocidade de estol
C - igual a de cruzeiro
D - impossível determinar, pois depende do avião


7 - Assinale a alternativa incorreta:

A - numa asa atuam a resultante aerodinâmica, sustentação e arrasto
B - centro de pressão é o ponto de aplicação da resultante aerodinâmica
C - resultante aerodinâmica é a resultante de todas as forças que agem numa asa
D - sustentação é a componente da resultante aerodinâmica perperndicular ao vento relativo


8 - Um avião consegue decolar utilizando menos pista em situação onde a atmosfera é mais densa Assim sendo, um avião terá uma melhor performance de decolagem se:

A - a temperatura e a pressão da atmosfera estiverem baixas
B - a temperatura estiver baixa e a pressão alta
C - a temperatura e a pressão estiverem altas
D - a temperatura estiver alta e a pressão baixa


9 - Quando fazemos o uso da flape, estamos alterando:

A - a linha de curvatura média
B - o ângulo de incidência
C - não altera o ângulo critico
D - não modifica a curvatura do perfil


10 - As superfícies de comando funcionam com base em:

A - Ação e reação
B - Impacto do ar na superfície
C - Variação do ângulo de ataque
D - Nenhuma das anteriores


11 - Quando usamos os flap, estamos alterando:

A - a linha de curvatura média
B - o ângulo de incidência
C - O ângulo de ataque
D - Todas as acima


12 - A potência efetiva máxima que o motor foi projetado é conhecida por:

A - potência útil
B - potência tratora
C - potência indicada
D - potência nominal


13 - No perfil assimétrico, o Cl torna-se igual a zero quando a asa atinge:

A - O ângulo de estol.
B - O ângulo crítico.
C - O ângulo de sustentação nula.
D - O ângulo de ataque nulo


14 - Considerando o diedro positivo, ao estolar numa curva de grande inclinação para a esquerda, o avião entrará em parafuso girando para a:

A - Direita.
B - Esquerda.
C - Qualquer dos lados
D - Não entrará em parafuso


15 - A temperatura de 273K corresponde a que valor em ºF?

A - 0º
B - 32º
C - 212º
D - 100º


16 - A resistência parasita depende de:

A - densidade e velocidade
B - densidade e área plana equivalente
C - densidade, área plana equivalente e velocidade.
D - coeficiente de arrasto, área plana equivalente, densidade e velocidade


17 - O ângulo formado entre a corda da asa e o vento relativo é chamado de ângulo de ataque. Uma dada aeronave terá seu ângulo de ataque:

A - maior em altas velocidades
B - menor em baixas velocidades
C - menor se aeronave estiver muito pesada
D - maior se a aeronave estiver muito pesada


18 - A velocidade máxima diminui com o aumento dos seguintes fatores:

A - Densidade, altitude, peso e área da asa.
B - Altitude, peso e área da asa.
C - Densidade, peso e área da asa.
D - Área da asa e densidade.


19 - O ângulo negativo do perfil simétrico poderá ter sustentação:

A - negativa
B - positiva
C - nula
D - maior que zero


20 - Sustentação e o componente da resultante aerodinâmica:

A - perpendicular ao vento relativo
B - paralela ao vento
C - obliqua ao vento relativo
D - transversal ao vento relativo


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