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Campo Grande, 21 de Novembro de 2024
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Princípios do Voo- PC/PLA

1 - Nas declagens,as aeronaves com trem de puso convencional tem a cauda levantada,a fim de:

A - evitar o arrasto induzido
B - aumentar a distância de DEP
C - aumentar o ângulo de ataque
D - evitar que o acft decole logo após atingir a velocidade


2 - Pode-se dizer que uma substância é compressível,quando a sua pressão:

A - e volume aumentam
B - e volume diminuem
C - aumentam e o seu volume diminui
D - e o seu volume se mantém constantes


3 - Os slates tem como carcterística:

A - diminuir o CL
B - manter o flape recolhido
C - aumentar o ângulo crítico
D - mudar a curvatura do perfil


4 - A resistência ao avanço por compressibilidade,que surge devido aos efeitos de alta velocidade,são mais facilmente notados com a ocorrência de:

A - deslocamento da camada limite
B - oda de pressão
C - uso de spoiler
D - onda de choque


5 - Na atmosfera a velocidade do som varia unicamente com o(a):

A - pressão
B - ângulo de ataque
C - densidade
D - temperatura


6 - A velocidade da propagação sonora:

A - aumentará com o aumento de temperatura do ar
B - diminuirá com o aumento da temperatura do ar
C - aumentará com o aumento do FL
D - não será influenciada pela temperatura


7 - O tipo de pouso que consiste em tocar o solo com uma certa velocidade,sem se deixar que ocorra o estol,denomina-se pouso:

A - reto
B - de pista
C - três pontos
D - convencional


8 - Um avião sofre um desequilibrio lateral e ao tentar voltar ao equilibrio,não consegue aortecer as oscilações.Neste caso,o avião tem um comportamento do tipo:

A - estáticamente instável
B - dinâmicamente intável
C - dinâmicamente indiferente
D - estáticamente indiferente


9 - O movimento realizado em torno do eixo transversal é denominado:

A - balanceio
B - derrapagem
C - arfagem
D - guinada


10 - Fator carga é é a relação entre o(a):

A - peso e a área da asa
B - sustentação e peso
C - sustentação e a área da asa
D - todas acima


11 - Durante uma decolagem com vento de proa e cm uma velocidade de 120% a 130% da velcidade de estol,caso haja uma redução significativa na velocidade do vento:

A - a acft estolará
B - a acft utilizará menos RWY
C - a segurança da acft será afetada
D - haverá margem de segurança suficiente


12 - Se a envergadura de uma asa é aumentada:

A - pior a sustentação e menor o arrasto induzido
B - pior a sustentação e maior o arrasto induzido
C - melhor a sustentação e maior o arrasto induzido
D - melhor a sustentação e menor o arrasto induzido


13 - Em uma decolagem,o conjunto de condições favoráveis,em relação ao conjunto de condições desfavoráveis,propicia o uso de:

A - mais pista e menor ângulo de subida
B - mais pista e maior ângulo de subida
C - menos pista e menor ângulo de subida
D - menos pista e maior ângulo de subida


14 - Durante um parafuso chato,o ar escoa,em relação ao eixo longitudinal da aeronave,praticamente:

A - a 90°
B - a 180°
C - sem criar arrasto
D - sem criar turbulências


15 - Uma aeronave precisará de mais velocidade sempre que seu(sua):

A - carga unitária for menor
B - peso for maior
C - CL for maior
D - área da asa for maior


16 - Se o ponto de maior curvatura do aerofólio estiver localizado no primeiro terço,a onda de choque aparecerá:

A - na ponta da asa
B - próximo ao bordo de fuga
C - próximo ao bordo de ataque
D - exatamente no bordo de fuga


17 - Se a pressão de um gás é aumentada,tem-se um(a):

A - aumento da temperatura e da densidade
B - diminuição de temperatura e densidade
C - aumento de temperatura e diminuição da densidade
D - diminuição de temperatura e aumento da densidade


18 - No tubo de Venturi,o ponto de maior velocidade do fluxo de ar será onde:

A - houver maior estreitamento
B - houver maior a maior pressão dinâmica
C - houver a menor pressão estática
D - todas as citadas


19 - Quando um avião voa acima de mach 1 podemos afirmar que o ângulo de mach:

A - aumenta coma velocidade
B - diminui com a velocidade
C - aumenta com a altitude
D - diminue com a altitude


20 - Os movimentos de inclinação lateral de uma aeronave são produzidos pelo(s):

A - flapes
B - ailerons
C - leme de direção
D - leme de profundidade


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