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Campo Grande, 21 de Novembro de 2024
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Meteorologia - PC/PLA

1 - Se em um determinado aeródromo há nevoeiro, pode-se afirmar que:

A - há cumulonimbus
B - há ventos fortes
C - o ar encontra-se estável
D - o ar encontra-se instável


2 - No TAF SBCF 200900Z 2012/2112 27010KT 4000 –RA OVC020 T20/2100Z TEMPO 2022/2024 5000 BR FEW015 BECMG 2106/2108 00000KT 0000 FG, tem-se:

A - névoa úmida após às 24 UTC
B - nevoeiro de superfície após às 08Z
C - entre 12 e 24Z céu encoberto
D - entre 06 e 08 UTC vento calmo


3 - A distância vertical que separa dois pontos no espaço sendo que um dos pontos considerados encontra-se no nível de 1013,2 hpa, denomina-se altitude:

A - pressão
B - absoluta
C - densidade
D - verdadeira


4 - No METAR SBSP 141800Z 33020KT 8000 RA SCT025 SCT030TCU BKN090 28/15 Q1012. Tem-se

A - chuva leve
B - grandes cumulus esparsos
C - vento de rajada, com 20 nós
D - visibilidade restrita por litometeoro


5 - No METAR SBBH 111900Z 30004KT 5000 -RA SCT007 BKN018 OVC080 22/21 Q1014, tem-se

A - trovoada
B - chuva leve
C - trovoada esparsa
D - instabilidade atmosférica


6 - Considerando: altitude-pressão de 6.000-pés, temperatura do ar de 08° Celsius positivos e QNH de 1006,2 hpa, A altitude verdadeira da aeronave, será de:

A - 6.090 pés
B - 5.670 pés
C - 5.910 pés
D - 6.330 pés


7 - Uma aeronave encontra-se no FL090 e a temperatura real para o referido nível é de –8ºC. Com base nestas informações e efetuando-se os cálculos manuais, pode-se afirmar que a altitude densidade da aeronave em pés é de:

A - 8.500 pés
B - 7.900 pés
C - 9.500 pés
D - 10.100 pés


8 - Num Metar o que significa em linguagem descodificada o grupo 35020G45KT:

A - vento de 35º com 20Km/h e rajada de 45 Km/h
B - vento de 35 a 45 Kt soprando de 45º
C - vento de 350º com intensidade de 20 Kt e rajada de 45 Kt
D - vento de 350º com intensidade de 20 a 45 Kt


9 - Em uma carta Wind Aloft Prog a temperatura negativa é:

A - acrescentada de 5ºC
B - antecedida da letra M
C - antecedida do sinal de menos
D - indicada pelo valor absoluto


10 - Num METAR a cobertura total da abóboda celeste com Altostratus a 2700 metros é informada como:

A - 8AS090
B - OVC090AS
C - OVC270
D - OVC090


11 - A divulgação de uma previsão ou observação de fenômenos meteorológicos perigosos para as aeronaves em vôo, abaixo do FL100, é feita através de uma mensagem:

A - GAMET
B - SIGWX
C - SIGMET
D - AIRMET


12 - Uma nuvem isolada, densa, de contornos bem definidos e que apresenta a sua base sensivelmente horizontal é a:

A - NS
B - ST
C - SC
D - CU


13 - Os nevoeiros pré- frontais, normalmente, estão associados a:

A - frente fria
B - frente quente
C - frente oclusa
D - frente estacionária


14 - Quando for previsto ou observado gradiente de vento, que possa afetar adversamente na trajetória de aproximação ou decolagem, o CMA-1, deverá emitir um:

A - AVISO DE AERÓDROMO
B - GAMET
C - SIGMET
D - WS WRNG


15 - No Brasil quantas mensagens TAF são confeccionadas diariamente para cada aeródromo?

A - duas
B - três
C - quatro
D - cinco


16 - Com a codificação de VV002 no Metar podemos afirmar que:

A - o céu está claro
B - a visibilidade horizontal é de 60m
C - há chuva
D - há ocorrência de nevoeiro de céu obscurecido


17 - Uma aeronave sobrevoa a 5.000 pés de altura um aeródromo cuja elevação é de 1.170 pés. O QFE no momento do sobrevoo é de 970,2 hpa. Com base nestas informações sabe-se que a referida aeronave estará na altitude-pressão de:

A - 5.000 pés
B - 6.050 pés
C - 6.170 pés
D - 6.290 pés


18 - Uma aeronave sobrevoa um aeródromo, na altitude pressão de 8.000 pés, o QNH no momento do sobrevoo é de 1007,2 e a elevação do aeródromo é de 2.700 pés. Com base nestas informações, pode-se afirmar que a altura do voo é aproximadamente, em pés, de:

A - 4.740
B - 7.820
C - 8.000
D - 5.120


19 - Uma aeronave no FL090, com temperatura de 07° Celsius positivos, sobrevoa uma região onde a pressão reduzida ao nível do mar é de 1002,2 hpa. Segundo as informações a referida aeronave estará voando na altitude:

A - verdadeira de 9.090 pés
B - verdadeira de 9.000 pés
C - pressão de 8.970 pés
D - densidade de 10.000 pés.


20 - Com relação ao deslocamento das massas de ar, o ar frio permanece sempre mais próximo a superfície e abaixo do ar quente, esta condição ocorre:

A - apenas nas frentes quentes
B - apenas nas frentes frias
C - em todos os sistemas frontais
D - em todos os sistemas frontais


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