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Campo Grande, 19 de Abril de 2025
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Regulamentação Aeronáutica - PC/PLA

1 - Sempre que o voo se realiza de acordo com as normas vigentes,ninguem poderá opor-se,em razão da propriedade na superfície,ao(a):

A - pouso
B - sobrevoo
C - arremetida
D - decolagem


2 - O voo VFR especial não é autorizado:

A - abaixo da VMC
B - no período noturno dentro de CTR e TMA
C - para aeronaves monomotoras


3 - Objetivando o critério de direito de passagem para os casos de convergência é correto afirmar que:

A - os planadores cederão passagem aos dirigíveis
B - os balões cederão passagem aos planadores
C - os dirigíveis cederão passagem aos planadores
D - os balões cederão passagem aos dirigíveis


4 - Para a realização de um voo IFR dentro de um TMA ou CTR,o piloto deverá apresentar um plano de voo:

A - de notificação ocal
B - simplificado
C - repetitivo
D - completo


5 - As pessoas devidamente habilitadas que exercem função a bordo de uma aeronave são os:

A - aviadores
B - aeronautas
C - tripulantes
D - aeroviários


6 - Exceto para aeronaves em operação militar,quando as condições meteorológicas do AD estiverem abaixo dos mínimos estabelecidos,as operações de DEP IFR serão:

A - liberadas para jato e turbuélice
B - avaliadas pelo piloto em comando
C - libradas para jato de dois ou mais motores
D - suspensas por iniciativa do APP ou da TWR


7 - Quando houver a situação de suspeita de explosivoa bordo da aeronave,a mensagem,por meio de radiotelefonia,para o correspondente atendimento será a de:

A - alerta
B - socorro
C - urgência
D - emergência


8 - Os mínimos meteorológicos de aeródromo para operações de aproximações IFR são os constantes de carta específica,e de acordo com o(a):

A - gradiente de descida
B - categoria da aeronave
C - setor de aproximação
D - velocidade para circular


9 - Nos procdimentos de entrada em espera admite-se uma zona de flexibilidade,para cada lado do imite entre setores,de:

A - 5 graus
B - 10 graus
C - 15 graus
D - 30 graus


10 - para um plano de vôo apresentado com EOBT prevista para 18:48UTC qual é o horário limite para o acionamento dos motores relacionado com a partida da aeronave?

A - 19:34UTC
B - 19:33UTC
C - 19:28UTC
D - 19:48UTC


11 - Nas regiões de informação de voo,as aeronaves em voo IFR recebem o serviço de:

A - informação de voo
B - informação de tráfego
C - controle de tráfego aéreo
D - assessoramento de tráfego aéreo


12 - Código transponder acionado pelo piloto em comando para situações de emergência

A - 7700
B - 2000
C - 7500
D - 7600


13 - Mantendo a altitude mínima de descida em uma aproximação de não precisão,quando não for estabelecida a referência visual exigida,a aeronave deverá iniciar o procedimento de aproximação perdida no(a):

A - MATP
B - MDA
C - MSA
D - FAF


14 - O comando da Aeronáutica,para fins do ATS,adota as normas e métodos recomendados pela OACI,ressalvadas as restrições ou modificações apresentadas pelo governo brasileiro,sob a forma de:

A - anexos
B - manuais
C - diferenças
D - regulamentos


15 - O plano de voo relativo a uma série de voos regulares que se realizam frequentemente com idênticas caracteristicas básicas é denominada de:

A - PLN
B - RPL
C - SPL
D - CPL


16 - Quando houver mudança inadvertida da hora estimada para o reporte de posição de uma aeronave em voo,a nova hora deverá ser imediatamente notificada ao órgão ATC competente,sempre que a alteração for superior a:

A - 2 min
B - 3 min
C - 4 min
D - 5 min


17 - O indicativo de chamada em radiofonia da estação aeronáutica ou EPTA,envolvida nas comunicações,será:

A - solo
B - rádio
C - tráfego
D - AFIS


18 - Asigla designativa de pessoa civil ou militar da reserva de força armada ou força auxiliar que conclui o módulo de investigação do curso de segurança de voo,é o:

A - ASV
B - MSV
C - OSV
D - PSV


19 - A área de controle no espaço aéreo inferior,sem configuração de aerovia,que normalmente fica no entorno de uma área de controle terminal,é designada de:

A - ADR
B - FIR
C - UTA
D - CTA


20 - Quando autorizado pelo APP o voo VFR abaixo da VMC realizado dentro de uma TMA ou CTR é o que denominamos de voo visual:

A - diurno
B - noturno
C - especial
D - em rota


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