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Campo Grande, 21 de Novembro de 2024
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Regulamentação Aeronáutica - PC/PLA

1 - Na ordem de prioridade correspondente as aeronaves que saem,a que tem prioridade na sequência é o:

A - helicóptero conduzindo o Presidente da República
B - helicóptero em missão policial de resgate
C - turbuélice militar em manobras
D - monomotor do aeroclube local


2 - Em condições normais,uma aeronave CAT B no circuito de espera,mantendo o FL 120,deverá voar em velocidade indicada igual ou inferior a:

A - 120 KT
B - 150 KT
C - 170 KT
D - 230 KT


3 - O voo VFR especial não é autorizado:

A - abaixo da VMC
B - no período noturno dentro de CTR e TMA
C - para aeronaves monomotoras


4 - O indicativo de chamada em radiofonia da estação aeronáutica ou EPTA,envolvida nas comunicações,será:

A - solo
B - rádio
C - tráfego
D - AFIS


5 - Uma aeronave realiza um voo em rota na FIR,sendo o nível de cruzeiro o FL 095,anes de cruzar com uma aerovia,deverá:

A - manter 9500 pés
B - descer para 9000 pés
C - subir para 1000 pés
D - obter autorização do ACC


6 - A aerovia UG 449 tem como limite vertical inferior o FL:

A - 100 inclusive
B - 145 exclusive
C - 195 inclusive
D - 245 exclusive


7 - No planejamento de um voo IFR ,fora da aerovia,a altitude do ponto mais elevado 2210 FT,a maior correção QNE é de 120 FT,região montanhosa e rumo de 135 graus,dentro dos critérios de cálculo o menor FL é o:

A - 040
B - 045
C - 050
D - 060


8 - Na ordem de prioridade correspondente às aeronaves que partem,a aeronave que terá procedência para a decolagem,independente da sequência de táxi,será a que estiver

A - em operação SAR
B - transportando lesionado grave
C - em operação militar(manobra)
D - conduzindo o Presidente da República


9 - Quando necessário e com objetivo de estabelecer separações adequadas entre aeronaves voando VFR ou IFR, será executado o serviço radar de:

A - vetoração
B - vigilância
C - navegação
D - informação


10 - Para uma avião realizar voo VFR naFIR até 3000 FT AMSL ou quando aplicável 1000 FT AGL,a visibilidade em voo deve ser de,no mínimo:

A - 1000m
B - 3000m
C - 5000m
D - 8000m


11 - O órgão ATC encarregado de organizar e executar os serviços de tráfego aéreo nas CTA,UTA e em uma FIR é o:

A - APP
B - ACC
C - AFIS
D - FIC


12 - O expediente utilizado para a divulgação de assunto de interesse de prevenção de acidente aeronáutico,que pode ser apresentado em formulário característico de cada organização,empresa ou unidade aérea,é designado de:

A - PPAA
B - RCSV
C - DIVOP
D - RELPER


13 - A hora estimada de sobrevoo tem a abreviatura:

A - ETA
B - ETD
C - ETO
D - EET


14 - No plano de voo apresentado com EOBT às 0930 Z,a hora limite para se apresentar uma DLA será às:

A - 0945 Z
B - 0955 Z
C - 1005 Z
D - 1015 Z


15 - O nível de voo mais baixo disponível para uso,acima da altitude de transição,é o nível de:

A - início
B - cruzeiro
C - transiçao
D - espera


16 - O grupo de pessoas de uma organozação destinada a gerenciar a segurança de voo naquele âmbito. atuando na supervisão de tarefas especificas e das medidas destinadas a eliminar as fontes de perigo em potencial, tem como abreveatura:

A - CIAA
B - CPAA
C - PPAA
D - CERIPA


17 - O plano de voo apresentado é válido por:

A - 60min
B - 45min
C - 30min
D - 15min


18 - O voo VFR no FL 105,dentro de CTR ou TMA de classe D,terá como limite de velocidade:

A - 250 KT
B - 380 KT
C - 265 KT
D - 170 KT


19 - Para indicar que as aeronaves devem pousar,decolar e taxiar,exclusivamente nas pistas pavimentadas ou compactadas será colocado na área de sinalização um(a):

A - halter branco
B - halter branco com dois traços negros
C - cruzes de cor contrastante única branca
D - placa com o rumo da pista de decolagem


20 - Quando, por qualquer razão, o pouso não for realizado em aeródomo que não o de destino declarado no plano de vôo e este não for provido de órgão ATS o piloto deverá transmitir, por qualquer meio de comunicação disponível, a ientificação da aeronave, o aeródromo de partida, o aeródromo de destino, o aeródromo de chegada é:

A - o tipo de aeronave
B - hora de chegada
C - aeródromo de alternativa
D - operador da aeronave


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