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Campo Grande, 19 de Abril de 2025
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Navegação Aérea - PC/PLA

1 - Uma aeronave está mantendo a RDL 200° e pretende aproximar-se da estação pela mesma radial. O OBS deverá estar ajustado para:

A - 240° TO
B - 180° TO
C - 020° TO
D - 060° TO


2 - Uma aeronave se aproxima de uma estação NDB mantendo uma PM 095° e QDM 090. Após o bloqueio da estação a MR será de:

A - 005°
B - 175°
C - 180°
D - 185°


3 - O Procedimento de aproximação RNAV (GNSS), sem o ILS, deve ser considerado:

A - Um procedimento de precisão
B - Um procedimento de não-precisão
C - Um procedimento de saída IFR
D - Não é um procedimento IFR


4 - Uma aeronave percorreu 185 NM em 49 minutos, mantendo PB 050° e VA 240 Kt.Sabendo-se que o RM era de 038° e a DMG 05°W , qual o vento encontrado?

A - 304° / 52 Kt
B - 115° / 51 Kt
C - 175° / 16Kt
D - 344° / 32 Kt


5 - Uma aeronave com PM 360° passa a vertical de uma estação NDB. Voa durante 10 minutos mantendo a PM inicial e verifica eentão a MR de 185°. Isto significa que a aeronave:

A - derivou 5° para a esquerda
B - derivou 5° para a direita
C - está no QDR 005
D - as opções B e C estão corretas


6 - Uma aeronave mantem PM 100° e observa seu ADF com MR 140°, qual o QDR?

A - 240°
B - 180°
C - 320°
D - 060°


7 - Uma aeronave aproxima-se de uma estação NDB, com uma MMG de 100°. Após o bloqueio da estação a aeronave estará no:

A - QDM 100
B - QDR 100
C - QDM 280
D - QDR 280


8 - Se a VS é maior do que a VA e a PV é maior do que o RV, o vento sopra:

A - da direita e de proa
B - da direita e de cauda
C - da esquerda e de cauda
D - da esquerda e de proa


9 - Uma aeronave decola de um aeródromo situado a 400 pés de altitude e subirá com VI 180 Kt até o FL 070. O gradiente de subida é de 3,3% , qual a razão e o tempo de subida?

A - 500Ft / min e 15 minutos
B - 520 Ft /min e 13 minutos
C - 550 Ft / min e 13 minutos
D - 600 Ft / min e 11 minutos


10 - Uma aeronave com PM 220° e MR 360°, se aproxima de uma estação NDB com indicação QDM....... Após o bloqueio o QDR SERÁ ....?

A - 220 - 040
B - 220 - 220
C - 040 - 040
D - 040 - 220


11 - Uma aeronave voa com altitude pressão 18000 pés com temperatura ISA+7°C e altitude indicada 17500 pés. A altitude verdadeira será de:

A - 5378 m
B - 5387 m
C - 5407 m
D - 5487 m


12 - Com relação as ondas de rádio, a distância compreendida entre duas cristas consecutivas de um ciclo, denomina-se:

A - difração
B - frequencia
C - refração
D - comprimento de onda


13 - Fazendo-se a conversão de 50 litros em galões americanos, tem-se:

A - 1,32 US GAL
B - 13,2 US GAL
C - 3,2 US GAL
D - 11 US GAL


14 - A informação de declinação magnética é encontrada na carta de aproximação IFR:

A - Padrão A
B - Padrão B
C - Padrão A e B
D - Nenhum dos padrões


15 - LOCALIZER é um componente do ILS que fornece ao piloto:

A - rumo da pista
B - a trajetoria de planeio
C - altitude em relação a pista
D - a distância da cabeceira da pista


16 - Voando baseado num NDB, o piloto sabe que se aproxima de uma estação evitando a ``curva do cão´´, ao receber um vento lateral, quando:

A - mantiver a seta do ponteiro do ADF coincidindo com a marca do topo
B - o seu QDM atual for igual a deriva sofrida
C - a seta do ponteiro ficar deslocada da marca do topo em valor constante
D - não se consegue evitar a curva do cão


17 - Nos procedimentos IFR, as aeronaves são categorizadas pelo (a):

A - Esteira de turbulência
B - Pela Velocidade
C - Pela Razão de descida
D - Envergadura


18 - Uma aeronave afasta-se de uma estação NDB, num QDR 010. O piloto é orientado a afastar-se pelo QDR 350e para isso deve:

A - curvar a direita para a PM 320° e esperar a MR 150°
B - curvar a direita para a PM 350°e esperar a MR 180°
C - curvar a direita para a PM 320°e esperar a MR 210°
D - curvar a direita para a PM 350°e esperar a MR 210°


19 - O número de ciclos por segundo é chamado de:

A - absorção
B - difração
C - refração
D - frequencia


20 - Uma aeronave com PM 130° e MR 360°, se aproxima de uma estação NDB com indicação QDM....... Após o bloqueio o QDR SERÁ ....?

A - 130 - 130
B - 130 - 310
C - 310- 130
D - 310 - 310


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