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Campo Grande, 21 de Novembro de 2024
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Navegação Aérea - PC/PLA

1 - Uma aeronave com PM 300° obtem uma MR de 330°. Para interceptar o QDM 220, o piloto deverá:

A - curvar a direita para a PM 320° e esperar a MR 080°
B - curvar a direita para a PM 320° e esperar a MR 360°
C - curvar a esquerda para a PM 190° e esperar a MR 280°
D - mantar a PM 300° e esperar a MR 280°


2 - O piloto de uma aeronave, para obter um fixo de posição de um VOR a esquerda de sua rota, ajustou o OBS para a RDL que passa pelo fixo e obteve as indicações FROM - ESQUERDA. Portanto a acft:

A - já passou pelo fixo
B - está sobre o fixo
C - jamais passará pelo fixo
D - ainda não passou pelo fixo


3 - Uma aeronave percorreu 185 NM em 49 minutos, mantendo PB 050° e VA 240 Kt.Sabendo-se que o RM era de 038° e a DMG 05°W , qual o vento encontrado?

A - 304° / 52 Kt
B - 115° / 51 Kt
C - 175° / 16Kt
D - 344° / 32 Kt


4 - Durante uma aproximação pelo ILS no curso dianteiro, o piloto verifica que a barra do indicador do LOC se desloca para a esquerda e o indicador do GSI para cima. Conclui que, para se ajustar no planeio correto, deverá curvar para a .......... e ........... a razão de descida.

A - direita - aumentar
B - direita - diminuir
C - esquerda - aumentar
D - esquerda - diminuir


5 - Numa carta IDC ou SID uma linha tracejada representa um(a):

A - linha isogônica
B - segmento de aproximação perdida
C - trajetoria com referência visual
D - linha de radial ou marcação magnética


6 - Uma aeronave com PM 360° passa a vertical de uma estação NDB. Voa durante 10 minutos mantendo a PM inicial e verifica eentão a MR de 185°. Isto significa que a aeronave:

A - derivou 5° para a esquerda
B - derivou 5° para a direita
C - está no QDR 005
D - as opções B e C estão corretas


7 - O rádio receptor com a antena loop, que é capaz de determinar a direção das ondas emitidas por uma estação e que comumente sofre os problemsa de descargas elétricas da atmosfera, denomina-se:

A - ADF
B - VOR
C - NDB
D - ILS


8 - Uma aeronave se aproxima de uma estação NDB mantendo uma PM 275° e QDM 270. Após o bloqueio da estação a MR será de:

A - 005°
B - 175°
C - 180°
D - 185°


9 - Uma aeronave está no QDM 280 com PM 320°. A DMG local é de 20°W. A MR é de:

A - 260°
B - 280°
C - 300°
D - 320°


10 - São dados: elevação do aeroporto 2500 pés, FL a voar 280, TAS de subida 320 Kt, R/S 1500 Ft/min, vento na subida 110°/20Kt, RM 250°, DMG 20°W. Qual a distância de subida?

A - 90 NM
B - 94 NM
C - 101 NM
D - 113 NM


11 - Ao sintonizar uma estação NDB , o piloto centra o ponteiro do ADF com a PM 235°. Voa durante 5 minutos mantendo a PM inicial e veerifica então que o ponteiro indicava MR 355°. Isto significa que a aeronave:

A - derivou 5° para a direita
B - derivou 5° para a esquerda
C - para aproar a estação gira 5° para a esquerda
D - as opções A e C estão corretas


12 - Uma aeronave está mantendo PB 360°, DB 2°W e DMG de 16°E. Qual a PV?

A - 014°
B - 358°
C - 016°
D - 010°


13 - A MSA (Altitude Mínima de Setor), que é uma área circular, cuja altitude ou nível não pode ser transgredido para valores inferiores. O seu raio possui quantas milhas?

A - 10NM
B - 15NM
C - 20NM
D - 25NM


14 - Se a VS é maior do que a VA e a PV é maior do que o RV, o vento sopra:

A - da direita e de proa
B - da direita e de cauda
C - da esquerda e de cauda
D - da esquerda e de proa


15 - Ao sintonizar uma estação NDB , o piloto centra o ponteiro do ADF com a PM090°. Voa durante 5 minutos mantendo a PM inicial e veerifica então que o ponteiro indicava MR 005°. Isto significa que a aeronave:

A - derivou 5° para a direita
B - para aproar a estação gira 5° para a direita
C - derivou 5° para a esquerda
D - as opções B e C estão corretas


16 - Com relação as ondas de rádio, a distância compreendida entre duas cristas consecutivas de um ciclo, denomina-se:

A - difração
B - frequencia
C - refração
D - comprimento de onda


17 - O NDB é um equipamento eletrônico de auxilio a navegação que opera na faixa de frequencias de:

A - 200 a 415 MHz
B - 200 a 800 MHz
C - 400 a 600 MHz
D - 200 a 415 KHz


18 - Numa aproximação ILS, o piloto tem as seguintes indicações do instrumento de bordo: barra vertical deflexionada para a direita e barra horizontal deflexionada para baixo. O piloto deverá voar para a:

A - curvar a esquerda e aumentar a razão de descida
B - curvar a esquerda e diminuir a razão de descida
C - curvar a direita e aumentar a razão de descida
D - curvar a direita e diminur a razão de descida


19 - Uma aeronave abandona uma estação no QDR 015, mantendo uma PM 020°. Qual a MR que observa?

A - 170°
B - 175°
C - 180°
D - 355°


20 - Voando baseado num NDB, o piloto sabe que se aproxima de uma estação evitando a ``curva do cão´´, ao receber um vento lateral, quando:

A - mantiver a seta do ponteiro do ADF coincidindo com a marca do topo
B - o seu QDM atual for igual a deriva sofrida
C - a seta do ponteiro ficar deslocada da marca do topo em valor constante
D - não se consegue evitar a curva do cão


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