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Campo Grande, 19 de Abril de 2025
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Instrutor de Voo - Avião - Teórico (INVAT 001 B) Presencial - INVA

1 - Ajuda de instrução utilizada para pequenas grupos, ideal para o briefing da instrução aérea:

A - Projetor de slides
B - Retroprojetor
C - Modelo
D - Flanelógrafo


2 - Fase de acolhimento e um briefing é:

A - a descrição de todos do procedimento da instrução aérea
B - criar um clima de confiança mútua intrutor-aluno
C - revisar pontos já estudados antes do voo
D - reduzir o medo e a tensão sentidas antes do voo


3 - A avaliação é parte integrante do processo educacional e se baseia:

A - Nas amostras do curso
B - Nas correções das deficiências do curso
C - Num instrumento digno de medida
D - Nos objetivos do curso


4 - A organização do Ministério da Aeronáutica que tem por finalidade a consecução dos objetivos da Política Aeroespacial Nacional no setor da Aviação Civil e o (a):

A - SERAC
B - FAB
C - DECEA
D - DAC


5 - Assinale a alternativa correta:

A - a voz do expositor é um dos recursos de que ele dispõe para tornar sua apresentação dinâmica, agradável e eficiente, desconsiderando se a mesma está de acordo ao tamanho do ambiente ou não
B - a pausa é um outro recurso que o expositor se utiliza, para poder pensar qual assunto irá abordar, em seguida ao qual está falando
C - o estilo oral do expositor é fundamental para o bom entendimento e assimilação de um discurso, devendo ter características laudatórias, que serão significativas para se tornarem claras e objetivas ao ouvinte
D - palavras resmungadas ou mal pronunciadas não serão ouvidas ou entendidas. A clareza aliada à correção na pronuncia é fundamental para a transmissão de idéias


6 - O proprietário ou operador da aeronave, após comunicar o acidente, poderá remover os destroços da mesma, caso a autoridade investigadora não compareça ao local no prazo de:

A - 3 dias
B - 5 dias
C - 7 dias
D - 10 dias


7 - Qual RBHA fala da organização e funcionamento do sitema de segurança de vôo da aviação civil.

A - RBHA 01
B - RBHA 10
C - RBHA 21
D - RBHA 23


8 - A instrução aérea depende do alto grau da integração instrutor-aluno e da percepção correta dos comportamentos esperados. Estes fatores comportamentais, deverão ser levados em consideração por parte do instrutor para que ele:

A - possa descobrir se o aluno tem ou não habilidade para voar e dizer-lhe assim que perceber suas aptidões
B - busque a auto-realização do aluno procedendo com os ajustes necessários para que os objetivos sejam atingidos
C - possa perceber quais são os distúrbios sociais que o aluno apresenta ao longo de sua instrução, concientizando-o disto
D - instrua o aluno de forma a não estimular a auto-confiança, pois isto iria deixá-lo extremamente seguro de suas capacidades


9 - O tráfego no espaço aéreo brasileiro está sujeito às normas e condições estabelecidas no CBAER, tais normas e condições serão aplicadas:

A - A qualquer aeronave
B - As aeronaves nacionais
C - As aeronaves civis nacionais e estrangeiras
D - As aeronaves civis nacionais e estrangeiras


10 - Quando um instrutor sente simpatia ou antipatia por um aluno que esta sendo avaliado, ele poderá cometer o erro:

A - de padrão
B - de tendência central
C - lógico
D - de halo


11 - Após planejar uma aula, inclusive os recursos que usará com ajuda à instrução, um instrutor se sente inseguro. Como você definiria essa conduta:

A - Falta de planejamento
B - Objetivos não definidos
C - Medo de falar em público
D - Utilização de poucos recursos


12 - Numa avaliação por apreciação a validade será medida pela sua:

A - confiança
B - abrangência
C - diferenciação
D - objetividade


13 - O serviço aéreo realizado em benefício do próprio operador da aeronave, isto é:

A - Público
B - Privado
C - Civil
D - Particular


14 - Os aeródromos civis são classificados em:

A - Públicos e privados
B - Particulares e comerciais
C - Particulares e públicos
D - Privados e particulares


15 - Um item que apresenta 100% de erro por parte dos alunos:

A - É considerado excelente pela avaliação
B - Deve ser aproveitado como diferenciador
C - Deve ser reformulado imediatamente pela avaliação
D - Tem grande poder discriminante por isso avalia muito bem


16 - A arte de apreciar méritos e deméritos com o objetivo de aprimorá-los define:

A - crítica
B - briefing
C - acolhimento
D - preparação para o vôo


17 - Quando usamos um recurso audiovisual que contém o essencial para a fixação da mensagem estamos seguindo o princípio da:

A - validade
B - adequabilidade
C - siplicidade
D - oportunidade


18 - Uma das maneiras em que o instrutor pode observar que o nível de compreensão de um assunto, pelos alunos, não está bom é através do:

A - Estado de ânimo
B - Contato visual
C - Riso debochado dos alunos
D - Conversa paralela entre os alunos


19 - Colorido do olho que controla o tamanho da pupila.

A - Íris
B - Cristalino
C - Retina
D - Pupila


20 - A característica mais difícil de ser obtida na avaliação por apreciação, que constitui-se na não interferência da opinião do avaliador é a:

A - confiança
B - validade
C - objetividade
D - abrangência


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