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Campo Grande, 21 de Novembro de 2024
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Piloto Privado-Helicóptero (teórico) - Principios de Voo PPH - PCH

1 - A auto-rotação é a capacidade do rotor principal continuar girando em caso de pane no motor. Isto ocorre por meio de:

A - parafusos de cisalhamento
B - parafusos de segurança
C - eixo com rosca sem fim
D - sistema de roda livre


2 - Para compensar a dissimetria de sustentação nos rotores semi-rígidos:

A - a pá que avança tem seu ângulo de ataque e área útil diminuido pelo batimento para cima
B - a pá que recua tem seu ângulo de ataque e área útil aumentados pelo batimento para baixo
C - a pá que avança tem seu ângulo de ataque e área útil aumentados pelo batimento para cima, ocorrendo o inverso com a pá que recua
D - as alternativas "a" e "b" estão corretas


3 - A carga do disco (disc loading) é definida como sendo o peso:

A - dividido pelo diâmetro do rotor
B - multiplicado pelo diâmetro do rotor
C - dividido pela área do disco do rotor
D - multiplicado pela área do disco do rotor


4 - O rotor de cauda tem ângulo de ataque positivo com os pedais na posição neutra (centradas). Isso é necessário para:

A - compensar o torque em vôo de cruzeiro
B - compensar o torque em vôo pairado
C - atenuar a pressão nos pedais nos vôos de auto-rotação
D - compensar o torque com o rotor girando, estando o helicóptero apoiado no solo


5 - Ao ser comandado o arranque de partida do motor de um helicóptero (motor a pistão), o ponteiro do contagiros que indica as rotações do rotor não acusa rotação porque:

A - o sistema de embreagem ainda está desacoplado
B - o sistema de embreagem está defeituoso
C - o contagiros está com defeito
D - o gerador do contagiros está deslligado


6 - A velocidade do helicóptero é limitada pelo:

A - estol das pás
B - efeito giroscópico
C - efeito de Coriolis
D - desenho da fuselagem


7 - A embreagem no helicóptero permite que o:

A - rotor principal seja acionado sem o rotor de cauda
B - rotor principalseja acionado sem os seus acessórios
C - motor seja acionado sem estar acoplado ao rotor principal
D - motor seja acionado sem estar acoplado ao rotor de cauda


8 - Permanecendo constante os demais fatores que influem na sustentação, havendo um aumento na densidade do ar, observa-se que o(a):

A - arrasto aumenta
B - sustentação diminui
C - arrasto permanece constante
D - sustentação permanece constante


9 - Em que parte do rotor atua a força auto-rotativa?

A - no 1/3 externo das pás
B - nos 2/3 internos das pás
C - nos 2/3 externos das pás
D - no 1/3 interno das pás


10 - Podemos afirmar que:

A - peso x braço = momento
B - existem momentos positivos e negativos
C - CG = soma algébrica dos momento dividido pelo peso operacional
D - todas as alternativas estão corretas


11 - A força que supera o arrasto e movimenta o corpo para diante:

A - tração
B - sustentação
C - as pás
D - o motor


12 - O efeito de cone é produzido nas pás do rotor principal por duas forças denominadas:

A - sustentação e centrífuga
B - arrasto e centrípeta
C - centrípeta e centrífuga
D - sustentação e peso


13 - A trajetória das pontas das pás de um helicóptero é determinada, primeiramente, por:

A - sustentação e força centrífuga
B - peso e sustentação
C - arrasto, sustentação e peso
D - tração e sustentação


14 - O comando coletivo é usando com a finalidade de:

A - inclinar o rotor principal
B - mudar coletivamente o passo das pás do rotor principal
C - mudar o passo da pá do rotor que avança
D - mudar o passo das pás do rotor de cauda


15 - Os pedais de comando no helicóptero controlam o(a):

A - RPM do rotor de cauda
B - RPM do rotor principal
C - passo das pás do rotor de cauda
D - torque do rotor principal


16 - A força ou reação que tende a frear um corpo que se deloca no ar chama-se:

A - arrasto
B - tração
C - peso
D - troque


17 - A contante variação da distância entre o centro de massa da pá e o mastro ocasiona o efeito:

A - de cone
B - pendular
C - de coriolis
D - giroscópico


18 - Os helicópteros equipados com motor convencional utilizam para acoplá-lo ao rotor principal sistema de correias ou embreagem. A embreagem é do tipo:

A - centrífuga
B - pneumática
C - hidráulica
D - hidramática


19 - Nos helicópteros equipados com motores à reação (turbo-eixo), a velocidade dos gases no escapamento, em relação à velocidade do helicóptero:

A - aumenta em 10 por cento a velocidade final
B - diminui a velocidade não exceder, por perda de energia
C - contribui com o aumento da velocidade horizontal
D - nada tem a ver com a velocidade do aparelho


20 - O efeito de Fluxo Transverso pode ocasionar num helicóptero uma vibração normal de frequência:

A - intermediária
B - baixa
C - alta
D - extremamente baixa


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