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Campo Grande, 21 de Novembro de 2024
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Piloto Comercial e Voo por Instrumento - Avião - Teórico (PCIFRAT 001 B) Presencial - Rádio Comunicação PC/PLA

1 - Ao ser realizado o teste nos equipamentos transmissores/receptores, foi informado clareza TRÊS, que significa:

A - inteligível com dificuldade.
B - perfeitamente inteligível.
C - inteligível por vezes.
D - ininteligível.


2 - Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta quanto ao uso da fraseologia padrão:

A - 6NM: meia dúzia de milhas náuticas
B - 11000: um um mil
C - 38143: três oito mil uno quatro três
D - 6NM: meia milha náutica


3 - Dentre as alternativas abaixo, assinale a expressão incorreta quanto ao uso da fraseologia padrão:

A - Afirmo
B - Afirmativo
C - Negativo
D - Ciente


4 - As aeronaves devem acusar o recebimento da mensagem ATIS, quando

A - o piloto julgar ser necessário.
B - estabelecerem contato com o ACC.
C - estabelecerem contato com a TWR ou APP.
D - for solicitado pelo controlador


5 - Quando houver duas aeronaves com indicativos de chamadas similares, será prerrogativa do ........... solicitar a modificação a uma das aeronaves:

A - Piloto em comando
B - Administração aeroportuária
C - Órgão ATS
D - CGNA


6 - Dentre as alternativas abaixo, indique a que apresenta um elemento pertencente à mensagem de posição, que poderá ser omitido quando estiver sendo prestado o serviço de Vigilância ATS a aeronave:

A - hora de sobrevoo
B - identificação da aeronave
C - altitude verdadeira
D - posição atual


7 - Dentre as alternativas abaixo, assinale o órgão ATS correspondente quanto ao uso da fraseologia padrão:

A - TWR: Torre
B - ACC: Controle
C - APP: Centro
D - AFIS: Recalada


8 - Conforme a MCA 100-16, ao ser utilizada a fraseologia “suba conforme SID para (nível)” significa que o piloto deve:

A - Manter as restrições laterais, verticais e de velocidade
B - Manter as restrições laterais, e de velocidade
C - Manter apenas as restrições de velocidade
D - Manter apenas as restrições laterais.


9 - Deverão ser cotejadas obrigatoriamente quanto ao uso da fraseologia padrão, exceto:

A - autorização da rota ATS
B - autorização de pouso e decolagem
C - instruções de nível de voo
D - informação do vento


10 - Conforme a MCA 100-16, ao ser utilizada a fraseologia “desça conforme STAR para (nível)” significa que o piloto deve:

A - Manter as restrições laterais, verticais e de velocidade
B - Manter as restrições laterais, e de velocidade
C - Manter apenas as restrições de velocidade
D - Manter apenas as restrições laterais.


11 - Ao ser realizado o teste nos equipamentos transmissores/receptores, foi informado clareza DOIS, que significa:

A - inteligível com dificuldade.
B - perfeitamente inteligível.
C - inteligível por vezes.
D - ininteligível.


12 - Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta quanto ao uso da fraseologia padrão

A - FL 150: nível de voo cento e cinquenta
B - FL 180: nível de voo cento e oitenta
C - FL 130: nível de voo uno três zero
D - FL 120: nível de voo cento e vinte


13 - Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta quanto ao uso da fraseologia padrão.

A - 12000ft: Uno dois mil pés
B - 11000ft: um um mil pés
C - 13000ft: um três mil pés
D - 14000ft: um quatro mil pés


14 - Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta quanto ao uso da fraseologia padrão:

A - 126,00: uno dois meia decimal zero zero
B - M0.80: MACH zero ponto oito
C - 6000ft: meia dúzia de mil pés
D - 12NM: uno dois milhas


15 - A mensagem de posição emanada pelo piloto de uma aeronave em voo, ao órgão ATS, é composta, ordenadamente, de

A - identificação da aeronave, posição, nível de voo, hora, próxima posição e hora de sobrevoo.
B - posição, identificação da aeronave, nível de voo, hora e próxima posição.
C - identificação da aeronave, posição, hora, nível de voo, próxima posição, hora de sobrevoo e próximo ponto significativo.
D - identificação da aeronave, aeródromo de partida, posição, hora, nível de voo, destino e hora estimada.


16 - Assinale a alternativa INCORRETA.

A - A mensagem de posição é exigida sobre pontos de notificação compulsória, apresentados nas cartas de rotas e de área.
B - A mensagem de posição é exigida em rotas não definidas por pontos de notificação compulsória após os primeiros 30 minutos de voos, depois em intervalos de uma hora.
C - A mensagem de posição é exigida por solicitação do órgão ATS, quando julgada necessária a segurança.
D - A mensagem de posição é exigida em intervalos de quinze minutos para aeronaves voando sob regras de voo visual.


17 - O sinal de urgência a ser transmitido, através da radiotelefonia, preferencialmente 3 vezes, é:

A - MAYDAY
B - PAN PAN
C - Socorro
D - Urgência


18 - Podem ser utilizadas nas comunicações entre controladores e pilotos as seguintes expressões, exceto:

A - Correção
B - Negativo
C - Câmbio
D - Afirmo


19 - A mensagem de posição é de responsabilidade do piloto em comando, quando em voo:

A - IFR
B - VFR
C - IMC
D - IFR e VFR em espaço aéreo controlado.


20 - Se uma aeronave ingressar numa TMA e não conseguir contato com o respectivo APP, a primeira opção de chamada será:

A - Controle de solo.
B - TWR do aeródromo adequado mais próximo.
C - Centro de controle de área.
D - Qualquer torre, desde que localizada na respectiva TMA.


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