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Campo Grande, 19 de Abril de 2025
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Piloto Privado - Avião - Teórico (PPAT 001) Presencial - Regulamentação Aeronáutica - PP

1 - Posição crítica na qual o transpônder deverá ser desligado:

A - posição 3 assim que a aeronave receber as instruções de táxi
B - posição 4 assim que forem recebidas a hora do pouso e as instruções de táxi
C - posição 5 assim que forem recebidas a hora do pouso e as instruções de táxi
D - posição 6 após recebida a instrução de táxi estando a aeronave ingressando no pátio


2 - Das aeronaves abaixo relacionadas indique de quem é a prioridade para pouso:

A - planador
B - aeronave transportando enfermo
C - aeronave em operação SAR
D - bimotor em emergência


3 - A abreviatura “AD” significa:

A - aeródromo
B - aeronave
C - aerovia
D - altitude


4 - As ACFT serão instruídas a utilizar a pista que oferecer melhores condições para ARR sempre que o vento na superfície for inferior a:

A - 10 KT
B - 05 KT
C - 06 KT
D - 02 KT


5 - Uma aeronave com peso máximo de decolagem de 10 toneladas será classificada de acordo com o tipo de esteira de turbulência:

A - média
B - pesada
C - leve
D - alta


6 - A abreviatura correspondente ao serviço de iformação de voo é:

A - ATS
B - FIS
C - AFIS
D - ADVS


7 - Quando houver tráfego na final e apenas uma aeronave junto à cabeceira aguardando para decolar, deverá manter-se em relação à direção do pouso, a:

A - 180 graus
B - 45 graus
C - 90 graus
D - 30 graus


8 - Na posição crítica número 2 (dois) as aeronaves:

A - pedem autorização para iniciar rolagem
B - recebem a autorização para pouso
C - recebem autorização para acionamento
D - recebem instruções de táxi


9 - A direção do vento para pouso e decolagens é dada em graus:

A - absolutos
B - verdadeiros
C - magnéticos
D - centígrados


10 - Com referência aos mínimos de separação aplicáveis às categorias de esteira de turbulência entre uma aeronave leve que pousa após uma aeronave de categoria pesada deverá ser observado um tempo de:

A - 3 minutos
B - 2 minutos
C - 1 minuto
D - 5 minutos


11 - Quando na área de sinalização for exibido um quadrado vermelho com uma diagonal amarela indicará que:

A - os pousos estão proibidos
B - a aeronave deverá utilizar exclusivamente as pistas pavimentadas
C - há necessidade de precauções especiais durante a aproximação e o pouso
D - a pista de pouso e decolagens está impraticável


12 - Toda a aeronave proveniente do exterior fará respectivamente o primeiro pouso ou a última decolagem, em aeroporto:

A - privado
B - nacional
C - internacional
D - doméstico


13 - Qual a largura de uma aerovia inferior sobre um auxilio que a baliza?

A - 11 NM
B - 08NM
C - 16 NM
D - 05 NM


14 - Caso a autorização para DEP não tenha sido dada no ponto de espera será dada na posição crítica de número:

A - 2
B - 4
C - 3
D - 1


15 - Um voo conduzido segundo VFR, deve manter-se afastado lateralmente de nuvens ou outras formações de opacidade equivalente no mínimo:

A - 1000 metros
B - 1500 metros
C - 500 metros
D - 1500 pés


16 - Dentre os abaixo citados, o nível apropriado para a realização de um vôo VFR em rota, no rumo magnético 178 graus, é o FL:

A - 115
B - 125
C - 085
D - 090


17 - Teto é a altura compreendida entre o solo ou a água e a base da mais baixa camada de nuvens que cobre mais da metade do céu, abaixo:

A - de 1450 FT
B - de 20000 FT
C - da altitude de transição
D - da altitude de inicio do procedimento


18 - O sinal de pistola verde contínua para aeronaves no solo significa:

A - livre táxi
B - mantenha posição
C - afaste-se da pista
D - livre decolagem


19 - Exceto quando autorizada pelo órgão responsável, nenhuma aeronave evoluindo dentro de uma área terminal, no FL 100 ou abaixo, poderá voar com velocidade indicada superior a:

A - 180 KT
B - 250 KT
C - 180 KM
D - 250 KM


20 - Para o preenchimento do item 15 do plano de vôo (velocidade em rota) assinale a alternativa para a correta colocação dos dados assinalados pelo piloto para uma velocidade de 140 nós:

A - N140
B - N0140
C - 140KT
D - KT140


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